PARABÉNS PARA O RITO BRASILEIRO
Paraíba, 23 de dezembro de 2020.
O Rito Brasileiro foi reconhecido e implantado no Grande Oriente do Brasil em 23/12/1914, através do Ato n.º 600 da lavra do então Grão-Mestre Geral do GOB, Soberano Ir. LAURO SODRÉ DE NINA E SILVA, portanto, hoje, 23/12/2020, completa 106 anos.
Vale ressaltar que em 19/03/1968 o então Grão-Mestre Geral do GOB, Soberano Ir. ALVARO PALMEIRA, fez a REIMPLANTAÇÃO VITORIOSA do Rito Brasileiro em nossa Pátria através do Grande Oriente do Brasil pelo Ato n.º 2080, inclusive, criando os seus graus filosóficos.
O Grande Oriente do Brasil deixou de ser potência mista em 1951, mas, face ao carisma e a grande credibilidade do Professor ALVARO PALMEIRA, a façanha inédita de fazer o GOB patrono dos Graus Filosóficos do Rito Brasileiro.
Atualmente o Rito Brasileiro vai além fronteiras e seus praticantes cada vez mais se entusiasmam na prática do Rito pela sua beleza litúrgica, sua simplicidade e o caráter apaixonante do patriotismo.
Na Paraíba, o Rito Brasileiro foi instalado no ano de 1998 com a fundação da Loja Primaz do Rito no Estado da Paraíba sob a égide do Grande Oriente do Brasil – Paraíba, da qual estava Venerável Mestre. Em 2009 veio a instalação dos Graus Filosóficos, inicialmente na capital do Estado com a fundação do Capítulo ASA BRANCA, posteriormente em C. Grande, ainda em 2009, e com a fundação do Capitulo JOSÉ ALTINO DA ROCHA. Depois veio a fundação do Capitulo JOAQUIM OLIVEIRA no Oriente de Marizópolis – PB, no alto sertão da Paraíba, em 2010 e, posteriormente, a fundação do Capitulo VICENTE ALVES DA SILVA no Oriente de Patos, em 2011.
Para consolidação dessa primeira etapa de implantação dos Graus Filosóficos do Rito Brasileiro no Estado, veio a fundação do Conselho de Kadosch Filosófico ARRUDA CAMARA na cidade de Campina Grande e o Conselho de Kadosch Filosófico ACÁCIA DAS ESPINHARAS na cidade de Patos.
Em 2010 o Grande Oriente do Brasil – Paraíba, através da ARLS OBREIROS DA JUSTIÇA, auxiliados pelo SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL, levou para o vizinho Estado do Rio Grande do Norte, o Rito Brasileiro em seus Graus simbólicos e filosóficos. Lá foi fundada a Loja Mario Vilar de Mello e todos dos Corpos Filosóficos do Rito Brasileiro.
Posteriormente, a Delegacia Liturgica do Rito Brasileiro na Paraíba em conjunto com o SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL, na pessoa do nosso Soberano Grande Primaz, Ir. Nei Inocêncio dos Santos, em 2011, implantou os Graus Filosóficos do Rito Brasileiro no Estado de Pernambuco com a fundação do Capitulo Luiz Soares na cidade do Recife.
VIVA O SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL!
VIVA O GRANDE ORIENTE DO BRASIL!
VIVA AO GRANDE ORIENTE DO BRASIL – PARAÍBA!
VIVA O RITO BRASILEIRO!
OTACILIO BATISTA DE ALMEIDA FILHO
Grão-Mestre / GOB-PB