GRANDE ORIENTE DO BRASIL – PARAÍBA

NOTÍCIAS

LOJA MAÇÔNICA EGREGORA PARAÍBANA E FRAFEM ACÁCIA IMPERIAL PROMOVEM AÇÃO SOCIAL JUNTOA A ABRIGO DE IDOSOS EM CAMPINA GRANDE

De acordo com estudos, as condições de funcionamento e infraestrutrua das instituições de longa permanência de idosos no Brasil, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil possui mais de 20 milhões de idosos, mas apenas 218 instituições públicas de longa permanência para idosos. No total, as instituições públicas e privadas (com ou sem fins lucrativos) do país abrigam 83 mil idosos e a maioria são mulheres.

Historicamente, existe um preconceito e grande resistência em relação às casas de repouso para idosos, já que para muitos elas representam “um lugar de exclusão social, dominação e isolamento”, como aponta o estudo do IPEA. No entanto, é necessário combater esse estereótipo: estes locais na realidade são os responsáveis por abrigar e cuidar de pessoas que estão desamparadas ou que estão impossibilitadas de estarem ao lado de suas famílias.

Via de regra, ao entrarmos em uma Casa de Repouso para Idosos, é possível ver vários idosos sentados em silêncio em suas cadeiras de rodas em um jardim.

Os motivos que levam os idosos a esta casa são os mais diversos: alguns familiares trazem e as vezes até abandonam. Existem casos em que algum órgão público vê que o idoso está abandonado na rua e leva, mediante medida judicial, para esses abrigos.

A Maçonaria tem buscado contribuir com os abrigos e casas de idosos através das suas ações sociais. Como foi o caso da Ação Social Humanitária desenvolvida pela *ARLS EGRÉGORA PARAÍBANA*, que tem como Venerável Mestre o Ir. ADEMIR BARBOSA LEÃO, em parceria com a *Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul ACÁCIA IMPERIAL*, vinculada à Loja que tem como Presidente a Fraterna ERI LEÃO, junto ao *CENTRO DE ASSISTÊNCIA E HUMANITÁRIA Irene Modesto Conserva* na cidade de Campina Grande – PB, em 31/12/2020. A atividade constou de um momento festivo de final de ano e contou com o apoio da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul FILHAS DE THÊMIS, vinculada a ARLS OBREIROS DA JUSTIÇA e a Fraternidade Feminina Fraternidade e Luz, vinculada a ARLS FRATERNIDADE E LUZ que tem como Venerável Mestre o Ir. JOÃO TARGINO ALVES.

O *Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Paraíba*, Eminente Ir. Otacilio Batista de Almeida Filho e a Primeira Dama Estadual, Fraterna Maria Helena Lima de Almeida, Presidente da *Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul ACÁCIA DA PARAÍBA*, participaram presencialmente da ação levando o apoio do GOB-PB e da Fraternidade Feminina do Estadual para as Lojas e as Fraternidades Femininas envolvidas. Vale salientar ações sociais e de doações materiais são desenvolvidas pelas Loja jurisdicionadas ao GOB-PB em parcerias com as Fraternidades Femininas Locais.

É a Maçonaria cumprindo seu papel social. Unindo, Inovando e Trabalhando.

 

*Assessoria de Comunicação do GOB-PB, Paraíba, 06 de janeiro de 2021*