GRANDE ORIENTE DO BRASIL – PARAÍBA

NOTÍCIAS

GRANDE ORIENTE DO BRASIL – PARAÍBA TORNA PUBLICO SEU SENTIMENTO DE PESAR PELA MORTE DO GRÃO-MESTRE DA GLMPB

AO POVO MAÇÔNICO DA PARAÍBA

Campina Grande – PB, 29 de dezembro de 2020.

Quanta saudade meu Sereníssimo Irmão!

Ainda de corpo presente, me permita assim tratá-lo!

Foram alguns meses de trabalho intenso em prol da Maçonaria Regular Paraibana depois que assumimos o Grão Mestrado Gobiano da Paraíba em junho de 2019. Algumas vezes juntos, outras vezes cada um em sua trincheira. Mas, sempre buscando o bem comum, o bom relacionamento entre as Potências e o crescimento da Maçonaria Paraibana. O avivamento do tratado de aliança, foi o renascer, de fato, do reconhecimento mútuo que norteou o respeito e o relacionamento fraterno entre o Grande Oriente do Brasil – Paraíba (GOB) e a Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba. Voltamos aos tempos de Cyro Werneck e de Arlindo Correia, para viver na Paraíba, proporcionado por este Grão-Mestre, a era Mucio Bonifácio Guimarães e José Reinaldo Camilo.
O nosso empenho foi sempre o de buscar o entendimento, o bom relacionamento, o respeito mútuo, com as demais Potências Maçônicas Regulares do Estado da Paraíba. Com a GLMPE já existia um TRATADO DE MÚTUO RECONHECIMENTO, FRATERNAL AMIZADE E ESTREITA COLABORAÇÃO firmado pelo GOB em 20/02/1960. Face ao espirito fraterno do nosso Sábio Mestre José Reinaldo Camilo e o seu reconhecimento aos nossos propósitos de viver novos tempos na Maçonaria da Paraíba, iniciamos um cordato relacionamento que cada vez mais foi se solidificando e trazendo novos progressos para a Maçônica paraibana.
Com o propósito mútuo de fazer maçonaria com seriedade e buscando sempre o entendimento, ocasionamos um relacionamento justo e perfeito entre o Grande Oriente do Brasil – Paraíba, sob nossa batuta, e a Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba tendo à frente esse Grande bem feitor da Maçonaria Paraibana, o pranteado Ir. José Reinaldo Camilo.

Com a sua colaboração, fortalecemos o entendimento com o Grande Oriente da Paraíba – GOPB (COMAB), através do seu Grão-Mestre, Soberano Ir. Onildo Almeida Silva Filho, para assinatura de documento permissivo da Inter visitação entre GOB-PB(GOB) e GOPB(COMAB), o que foi concretizado no Oriente de Aracajú – SE, com o TRATADO DE RECONHECIMENTO MÚTUO E AMIZADE FRATERNAL entre o Grande Oriente do Brasil – Paraíba (GOB) e o Grande Oriente da Paraíba (COMAB), por ocasião do 30º Aniversário de Fundação do GOB-SE e 1.º ENCONTRO DE GRÃO-MESTRES GOBIANOS DO NORDESTE, em 29 de novembro de 2020.

Em seguida, fomos ao Oriente de Sousa – PB, para apresentarmos juntos ao Povo Maçônico da Paraíba o referido tratado. Em um feito inédito que, além dos três Grão-Mestres das três potencias maçônicas regulares da Paraíba, estiveram presentes centenas de irmãos e várias autoridades das referidas potências.
Estivemos juntos, os três Grão-Mestres, em uma Triangulação perfeita entre o Grande Oriente do Brasil – Paraíba (GOB), Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba (GLMPB) e Grande Oriente da Paraíba (GOPB), em vários eventos maçônicos pelos diversos rincões da Paraíba, evento do GOB-PB, evento do GOPB e evento da GLMPB, sempre buscando manter a chama da Fraternidade acesa.

Os seus feitos, meu saudoso Ir. Reinaldo, se emolduram em um retrato para a posteridade que o tempo jamais apagará. Os Grandes mártires da humanidade, assim foram considerados porque entregaram suas próprias vidas em nome de uma causa, em nome de uma bandeira representativa da coletividade. A MAÇONARIA É NOSSA BANDEIRA!

“Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez.” (William Shakespeare).

Descansa em Paz Guerreiro! Caminha com passos firmes em direção a eternidade que o Supremo Arquiteto do Universo está a te esperar no Reino da Glória!
Nossos sinceros sentimentos de pesar a família enlutada, a nossa Cunhada Geni, aos Sobrinhos Glauber, José Reinaldo e Glacinalda, aos demais familiares, e a toda Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba.

Otacílio Batista de Almeida Filho
Grão-Mestre / GOB-PB