GRANDE ORIENTE DO BRASIL – PARAÍBA

NOTÍCIAS

DIA DO FICO É CELEBRADO PELO GRANDE ORIENTE DO BRASIL NO RIO DE JANEIRO DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, DOMINGO, 09/01/2022

DIA DO FICO É CELEBRADO PELO GRANDE ORIENTE DO BRASIL NO RIO DE JANEIRO DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, DOMINGO, 09/01/2022

O Grande Oriente do Brasil iniciou as comemorações do seu aniversário de 200 anos com a celebração do DIA DO FICO na cidade do Rio de Janeiro que teve como sede o Palácio do Lavradio, berço histórico da Maçonaria Brasileira, propriedade do GOB tombada pelo instituto do patrimônio histórico nacional. O evento teve como anfitrião o Grande Oriente do Brasil – Rio de Janeiro sob o comando do seu Grão-Mestre, Eminente Irmão AILDO CAROLINO.

A efetiva participação do Povo Maçônico Gobiano, e de várias autoridades maçônicas de obediências co-irmãs, na solenidade do Rio de Janeiro, com a presença na via pública da Família Maçônica Gobiana, nos fez rememorar o histórico episódio do DIA DO FICO em 09/01/1822, que teve como personagem principal o Imperador D. Pedro I, que se tornou o segundo Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil.

A Paraíba Maçônica, como de resto, outrora, na história dos movimentos libertários em nossa Pátria, se fez presente através do Eminente Irmão OTACILIO BATISTA DE ALMEIDA FILHO, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Paraíba, levando a presença da Família Maçônica Gobiana da Paraíba ao Povo do Rio de Janeiro.

A efetiva participação feminina nas hostes Gobiana, como de praxe, se fez notar pela presença destacada da Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Fraterna JUSSANE LOPES BONIFÁCIO GUIMARÃES e pela marcante presença da Vice-Presidente Nacional, Fraterna MARIA HELENA LIMA DE ALMEIDA que também é Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul ACÁCIA DA PARAÍBA.

Finalizando a programação do evento na segunda-feira, o Grão-Mestre Geral do GOB, Soberano Irmão MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES, anunciou mais um evento histórico de ABERTURA DO ANO MAÇÔNICO DO BICENTENÁRIO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL na Paraíba, mais precisamente na cidade de Campina Grande.

Portanto, no dia 29/01/2022, no GARDEN Hotel, será realizado mais um evento histórico do GOB dentro da programação das celebrações dos duzentos anos de sua fundação com as presenças já confirmadas de várias autoridades maçônicas do País e autoridades públicas não Maçônicas da região.

Na oportunidade a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, em Sessão Especial, fará a entrega do Título de CIDADÃO PARAIBANO ao Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão Múcio Bonifácio pelos relevantes serviços prestados à Maçonaria e, particularmente, à sociedade paraibana, como de resto em todo País, através das unidades federativas gobianas.

Assessoria de Comunicação do GOB-PB, Paraíba, 11 de janeiro de 2022